quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sobre viagens


O economista que acabou o mundo


Por Alexandra Couto

A João Paulo Peixoto, não falta nenhum carimbo no passaporte e, há pouco, em Israel, completou uma lista de 204 países, o que faz dele um dos mais viajados portugueses, se não o mais viajado. Já esteve preso em África, teve que pagar subornos para seguir viagem, escapou a um terramoto. Por estas e por outras, sabe que é "um homem de sorte". [continua aqui]

-------

Ora, andava eu pelas lides facebookianas quando me deparei com este artigo do Fugas. Ora, isto seria um sonho para mim! Conseguir percorrer todos os países do mundo, carimbar todo o passaporte...

Estive a ler os comentários e há quem ache que é impossível fazê-lo. Não acho que seja. Claro que é preciso ter muito tempo livre, e muito dinheiro. É preciso ter paciência e vontade de fazer isto. Mas não é assim tão estranho. Ter andado por cerca de 50 países aos 30 anos?

O meu exemplo: comecei nisto das viagens a sério há relativamente pouco tempo (uns 3 anos, mais coisa menos coisa), por isso comecei muito tarde. Neste momento, em termos de países, andei várias vezes por Espanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha, Itália, Vaticano, UK, Holanda, Brasil e, claro, Portugal. Se formos a fazer as contas, são mais de 10 países em 3 anos. Aumentando o ritmo, se estivesse mesmo empenhada, acho que conseguia chegar aos tais 50 antes dos 30 anos. Com um InterRail (como alguém também disse nos comentários ao artigo do Fugas) facilmente se percorrem uns vinte países europeus. Ou pelo menos outros dez.

Agora que admiro muito o senhor, admiro sim. E fiquei com vontade de fazer o mesmo...

(e não tenho mais viagens marcadas até ao fim do ano.. ou seja, para concluir o meu item da BL, precisava de mais quatro... e não deixo que, depois de tantos meses a tentar e a conseguir fazer isto, deixe esta resolução pelo caminho!)

Sem comentários:

Enviar um comentário