segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Opinião: Pátria, de R.A.Salvatore

Chancela: Saida de Emergência / 2010
ISBN: 9789896372552
Formato: Capa dura
Dimensões: 16 x 23
Núm. páginas: 304
Géneros: Fantasia

Sinopse: Nas profundezas da terra e rodeada de trevas eternas, esconde-se a imensa cidade proibida de Menzoberranzan. Habitada pelos drows, os temidos elfos negros, Menzoberranzan é governada por um complexo sistema de Casas em constante batalha. No meio de uma dessas batalhas nasce uma criança com olhos cor púrpura. A criança, Drizzt Do'Urden, destinada a tornar-se príncipe de uma das Casas, cresce num mundo vil onde a sua própria família não hesita em conspirar, trair e assassinar. Surpreendentemente, Drizzt desenvolve um sentido de honra e justiça completamente estranho à sua cidade. Mas haverá lugar para ele num mundo onde a crueldade é a maior virtude? Venha descobrir Drizzt, o elfo negro, uma das personagens mais lendárias da fantasia. E acompanhe-o na épica e intrépida jornada para longe de um mundo onde não tem lugar... em busca de outro, na superfície, onde talvez nunca o aceitem.

Opinião: Dungeons & Dragons. Esta sim é uma história que sempre me fascinou o suficiente para querer saber, mas nunca o suficiente para efectivamente procurar e ver. Quando descobri o mundo de Drizzt fui imediatamente tentar descobrir tudo o que havia para descobrir. Claro que me desanimou quase imediatamente ao ver que o tudo era imenso (demasiado). D&D é daqueles mundos que têm muitos mais universos dentro de cada grão de areia. Até aí eu já sabia. Mas este mundo dos Drow é um grão de areia do tamanho de uma praia imensa. Acabei por desistir da procura pela internet, e comecei mesmo a ler Pátria. Uma engrenagem que demorou a funcionar, admito. Uma história que me dava mais sono que vontade de ler. Nunca cheguei a perceber porquê. Mas fui lendo (devagar) e fui conhecendo (ainda mais devagar). E fui aprendendo a gostar. Drizzt é o típico anti-herói, aquele que num mundo de conspirações e assassínios, tenta manter uma alma pura, tenta encontrar o seu lugar no mundo onde não tem lugar. O companheirismo de uma personagem mística, única amiga no mundo do drow, as vinganças por parte da família, os perigos de um mundo onde está sempre de noite, bem debaixo da terra. Acabei por criar um paralelismo com o mundo real (imaginário) de todos os elfos. Quando nos dizem para esquecer tudo o que sabemos sobre os elfos, não estavam a brincar. Esta é uma história completamente nova, completamente diferente. E, sem dúvida das melhores. Uma trilogia, dizem eles. Que seja.

7/10

Sem comentários:

Enviar um comentário