quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Catalogar uma biblioteca não é fácil.

Especialmente se contarmos que é preciso inserir os dados um a um, de cada livro. Sim, é isso mesmo que eu estou a fazer: a catalogar a minha "biblioteca" - a minha FNAC como diz a Miana.

E, neste momento, já coloquei os livros que li este ano. O próximo passo é inserir os livros que estão por ler, aqui na estante. Depois, é "só" inserir os dados de todos os outros livros que estão nas minhas estantes, à vista ou escondidos nas prateleiras. De todas as formas, é uma tarefa que vai durar ainda bastante tempo... (primeiro vou com o apoio do Goodreads, que tem os dados compilados, é só copiar-colar. depois vou tentando com as páginas das editoras. quando nada mais funcionar, vai ser a tentativa "à-lá-pata" e é pegar nos livros um a um). Mas já comecei e é isso que importa realmente!


Quanto ao programa... Chama-se BiblioteQ, é fácil e intuitivo. Não é o mais bonito de se ver, é verdade, mas também não se pede beleza, pede-se eficiência. Tem sistema de empréstimos como se fosse uma biblioteca a sério (é verdade). Tem lugar para capas, contra-capas, dados gerais... é engraçado. e é uma coisa que já queria começar a fazer há muito tempo.

A partir de agora (ou a partir de algum tempo não tão distante como isso mas assim que tiver tudo actualizado) já vou poder saber os livros que tenho (ainda são alguns, às vezes não me lembro de todos!) A minha "FNAC" vai estar perfeitamente documentada. Finalmente!

1 comentário:

  1. Aiopah! Estás mesmo a armar-te em leitora profissional! Mas, boh, com uma Fnac daquelas, tem mesmo de ser :)

    ResponderEliminar