quarta-feira, 15 de junho de 2011

BTT - Emprestado ou Comprado?

All things being equal (money, space, etc), would you rather own copies of the books you read? Or borrow them?

Definitivamente, prefiro ter os meus próprios exemplares dos livros. Há qualquer coisa que me diz que vou querer voltar a pegar num determinado livro, algures mais para a frente, porque gosto sempre de rever alguma coisa, uma passagem que gostei, um diálogo.. ou mesmo para reler todo. E para além disso, gosto de estimar os meus livros, tê-los por perto para qualquer coisa, mesmo que seja apenas para olhar para eles ou simplesmente para passar horas a arrumá-los de maneiras diferentes na estante. Já me aconteceu por diversas vezes ler livros emprestados, mas mais cedo ou mais tarde acabo por comprar um exemplar para mim. Excepto se o livro for muito mau (!!) é que penso mais do que duas vezes nisso. Mas normalmente acabo por querer também.
Quanto a livros de bibliotecas, acho que nunca fui muito fâ - talvez por não ter grandes e excepcionais opções para ir desde que me lembro. Mas emprestar sim, empresto sempre que me pedem. Posso ficar um pouco com medo (nunca ninguém estima os livros como nós, penso eu) mas nunca neguei um livro. Até já me aconteceu esquecer-me de o pedir de volta. (eram Os Maias, que tenho outros exemplares, e como nem gostei muito dessa coisa, também não me atrofiou demais.. se bem que continuo com pena de não o ter de volta... mas já lá vão uns quase dez anos, por isso, espero esquecer-me)
Enfim, no final sou definitivamente uma "owner", gosto de ter os MEUS livros. e chamá-los MEUS assim, com maiúsculas.

mais sobre o Booking Through Thursday aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário