quinta-feira, 30 de junho de 2011

BTT - O tamanho importa?


What’s the largest your personal library has ever been? What’s the greatest number of books you’ve ever owned at one time? (Estimates are fine.)
Is your collection NOW the biggest it’s ever been? Or have you down-sized?
What’s the fewest number of books you’ve ever owned (not counting your pre-reading years)?


Começando a responder pelo fim, ou então por uma ordem totalmente aleatória:

Acho que não me lembro de quantos livros tinha na altura em que a minha biblioteca era a mais pequena de sempre... A minha biblioteca creio que começou algures com a compra das Brumas de Avalon, os três primeiros volumes, mas por aí já tinha os meus muitos Uma Aventura, Triângulo Jota, a colecção de livros da Alice Vieira ou da Profissão: Adolescente. E tinha, claro, os Tio Patinhas, Os Cinco, muitos das leituras obrigatórias para Português (como A Aparição ou Os Lusíadas ou Os Maias), e outros que tais. Mas mesmo assim, gosto de pensar que a minha biblioteca começou mesmo com As Brumas de Avalon, por isso, numa estimativa por baixo, o número mais baixo de livros que já tive na vida foram três.

Quanto à actualidade, sem qualquer dúvida que a biblioteca está agora maior do que nunca. Duas estantes, sendo que uma delas ocupa praticamente meia parede do meu quarto, e uma outra prateleira com os "to-read"... sem dúvida que é a minha maior de sempre. Quanto a estimativas de livros.. acho que posso apontar para uns... 250? Talvez 300, se contar com os meus livros que andam espalhados noutras estantes. E esta biblioteca tem sempre tendência a crescer...

E visto que esta é a minha maior biblioteca de sempre, acabo por responder à primeira pergunta também.

(mais Booking Through Thursday)

BTT - Banda Sonora


What, if any, kind of music do you listen to when you’re reading? (Given a choice, of course!)

Música.. É difícil. Acho que depende muito do estado de espírito. Normalmente gosto de silêncio, para poder estar concentrada no que estou a ler. À medida que se vai ficando mais velho, é mais fácil perder o raciocínio, e divagar por outros lados, pelo menos para mim. Preciso de estar calma e concentrada no que estou a ler e a música acaba por destruir essa tranquilidade necessária.

Mas antigamente não, era o completo oposto. Antigamente tinha de ter música a acompanhar-me. Todos os meus CDs eram corridos, desde o Robbie Williams até às minhas OST do LOTR. Nos últimos tempos (leia-se, nos últimos anos pré-Erasmus) era mesmo só LOTR, mas como eram três CDs, de três filmes, acabava por não se notar.

Nunca ouvi foi rádio ao mesmo tempo da leitura. A rádio confunde mil vezes mais que a música, com os anúncios, as notícias, o trânsito, as gargalhadas... parece que estamos numa bolha com mais mil pessoas.

(mais Booking Through Thursday)

BTT - Interactivo


With the advent (and growing popularity) of eBooks, I’m seeing more and more articles about how much “better” they can be, because they have the option to be interactive … videos, music, glossaries … all sorts of little extra goodies to help “enhance” your reading experience, rather like listening to the Director’s commentary on a DVD of your favorite movie.
How do you feel about that possibility? Does it excite you in a cutting-edge kind of way? Or does it chill you to the bone because that’s not what reading is ABOUT?

eBooks são, na minha opinião, uma extravagância que inventaram agora porque "os livros em papel vão desaparecer". Os livros em papel NÃO vão desaparecer. Da mesma forma que a imprensa não vai desaparecer, mesmo com as crises nessa área. Folhear faz parte da experiência. Sentir o cheiro do papel nas mãos, arrumar os livros na estante, colocar o marcador na última página lida... o que fazem as editoras com os marcadores, se não houver livros?! Por mais "extras" que traga a edição especial daquele filme em DVD, o que interessa realmente é o filme em si. O mesmo acontece nos livros. Não vale a pena inventar mais coisas. Sim, é engraçado. Mas não é fundamental, não é assim tãooo interessante. Pelo menos eu acho que não é.

(mais Booking Through Thursday - reparei que me andavam a faltar umas quantas respostas.. assim, vão três de enfiada.. mais ou menos)

yes-butno.com





quarta-feira, 29 de junho de 2011

blue

"If you are going through hell, keep going"
(Winston S. Churchill)

indie attack ?!

mais música para mim


Thee Attacks - On the move


Velojet - I follow my heart

terça-feira, 28 de junho de 2011

quotes from nowhere III

"there's a difference between growing up and growing old."
(...)

quotes from nowhere II

"sometimes you think you can just pack your bags and move out.
but you can't. you just put a new face in the same loneliness."
(...)

quotes from nowhere I

"- what happened to us?
- we fell in love.
and somewhere along the way,
the person we loved forgot to love us back..."
(...)

música para mim


Said the Whale - This city's A mess

Peter Pan

don't say goodbye. don't go away. don't forget.


Said the Whale - Curse of the corrents

"the fear that you feel is what will set you free"

"The things you don't trust are the ones you need most
so it's cautiously into the dark"


Hey Roseta - Psalm

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Já lá vão uns dias desde a notícia, mas não podia deixar de partilhar...

"On behalf ot the OxIMUN 2011 Secretariat I am delighted to inform you that your application to be a Journalist at our conference has been successful! Congratulations on being selected as a member of the Press team."

Ora, senhores do OxiMUN2011, não têm de quê. O prazer é todo meu. E em Outubro, contem comigo. Oxford que me aguarde, que eu lá estarei!

mais divisões..

Só para terminar os "serviços" da UC...

Serviço de Gestão de Sistemas e Infra-estruturas de Informação e Comunicação


Serviço de Gestão Financeira


Serviço de Gestão Académica da UC

sábado, 25 de junho de 2011

Foi assim ;)

Este não correu tão bem, mas fica a intenção. Amesterdão, foi assim ;)


bastidores

Só para não se dizer que não venho cá... porque não tenho vindo. Amanhã é o dia. O dia para actualizar as viagens, para tratar fotografias, escrever actas, recuperar horas de sono perdidas... (o dia para me sentir sozinha)


Divisão das Relações Internacionais


Divisão de Identidade, Imagem e Comunicação


Divisão de Avaliação e Melhoria Contínua da UC


Nos bastidores da UC


"Ó Coimbra, tens cá disto?"


Homenagem a Manuela Delille

terça-feira, 21 de junho de 2011

...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

quotes

"I've got nothing to do today but smile"
Simon and Garfunkel

"Sanity and happiness are an impossible combination"
Mark Twain



duas de uma vez, só porque posso! ;)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

*suspiro* quase lá!

Amanhã, MAINZ!
falta-me fazer: actualização dos últimos (muitos) livros que li, actualização das viagens (Amesterdão merece um "Foi Assim"), i falta-me a actualização das passagens de humor, dos stresses na "não-procura" de casa, porque ainda não nos sentámos a pensar nisso seriamente, das coisas que me atrofiam, das que não, das minhas rodas novas (e já sujas como se fossem velhas), dos meus desejos de novas coisas...
ah, i recebi um email a dizer que entrei no OxiMun como jornalista!! vamos ver como corre, mas acho que desta vez, este ano, vou mesmo! =D enfim... na próxima semana creio eu que vai correr melhor e vou ter tempo para tudo isto. Até porque agora há Booking Through Thursday para fazer!
mal posso esperar por Mainz..!

Férias da UC - Jardim Botânico da UC


Férias na UC - Centro Cultural Dom Dinis

Macaco

Chamai-me louca, mas gosto bastante.. de verdade !


Moving


Con la mano levantá


Mama Tierra

quarta-feira, 15 de junho de 2011

BTT - Emprestado ou Comprado?

All things being equal (money, space, etc), would you rather own copies of the books you read? Or borrow them?

Definitivamente, prefiro ter os meus próprios exemplares dos livros. Há qualquer coisa que me diz que vou querer voltar a pegar num determinado livro, algures mais para a frente, porque gosto sempre de rever alguma coisa, uma passagem que gostei, um diálogo.. ou mesmo para reler todo. E para além disso, gosto de estimar os meus livros, tê-los por perto para qualquer coisa, mesmo que seja apenas para olhar para eles ou simplesmente para passar horas a arrumá-los de maneiras diferentes na estante. Já me aconteceu por diversas vezes ler livros emprestados, mas mais cedo ou mais tarde acabo por comprar um exemplar para mim. Excepto se o livro for muito mau (!!) é que penso mais do que duas vezes nisso. Mas normalmente acabo por querer também.
Quanto a livros de bibliotecas, acho que nunca fui muito fâ - talvez por não ter grandes e excepcionais opções para ir desde que me lembro. Mas emprestar sim, empresto sempre que me pedem. Posso ficar um pouco com medo (nunca ninguém estima os livros como nós, penso eu) mas nunca neguei um livro. Até já me aconteceu esquecer-me de o pedir de volta. (eram Os Maias, que tenho outros exemplares, e como nem gostei muito dessa coisa, também não me atrofiou demais.. se bem que continuo com pena de não o ter de volta... mas já lá vão uns quase dez anos, por isso, espero esquecer-me)
Enfim, no final sou definitivamente uma "owner", gosto de ter os MEUS livros. e chamá-los MEUS assim, com maiúsculas.

mais sobre o Booking Through Thursday aqui

terça-feira, 14 de junho de 2011

cenas

Hoje ainda não é o dia em que a paciência chega para o resto. vale? vale.


Ler e escrever Braille


Espaços da Escola - Creche dos SASUC

quinta-feira, 9 de junho de 2011

c-ya

é já amanhã! depois é um "c-ya later"! i até domingo ehehe


i ainda, do trabalho que fica de ontem e hoje:

Vulcões submarinos influenciam vida


Diretamente da Amazónia para a mesa Portuguesa

terça-feira, 7 de junho de 2011

mais ou menos

Hoje está a ser um dia mais ou menos. Não há grande vontade de trabalhar estes dias, mas o trabalho tem de ser feito, e terminado. E quando se junta ao trabalho regular da UCV uns vídeos promocionais, ou documentários, ou o que seja que lhes queiram chamar, as coisas acabam por se tornar mais chatas (quando deviam ser menos chatas). Mas já tenho de esperar menos por autocarros. E há toda uma viagem a Amsterdam para fazer em breve. Há umas tentativas de roteiro em forma de esboço.. Quero ir ver Oude Kerk, os museus de Rembrant e Van Goh, o red light district (óbvio), a casa de Anne Frank e os canais... e claro, ir a um coffee shop passar uma tarde, claro ehehe
depois haverá toda uma actualização de fotos (mais um "foi assim").

Dia da criança para todas as idades


Uma vida dedicada a Ciência

segunda-feira, 6 de junho de 2011

modo festival de verão


Phoenix - Rome

mil e uma

O que se anda a fazer por aqui... entre mil (e uma) outras coisas..

Eureka - Estudos de nova terapia para a Machado-Joseph


Justiça e Comunicação

Booking Through Thursday - Opiniões e Críticas

Do you read book reviews? Whose do you trust? Do they affect your reading habits? Your buying habits?

Sim, normalmente há uma série de blogs que leio regularmente, para saber algumas opiniões, críticas, lançamentos, notícias. Como o Estante de Livros ou o Bela Lugosi is Dead ou ainda o Páginas Desfolhadas, só para nomear como alguns exemplos. Mas não acredito que influencie as minhas leituras. Sou "bicho de hábitos", por isso tenho para mim que o instinto é o meu melhor amigo quando chega à escolha de novas leituras, e novas compras.
Gosto de ver opiniões espalhadas pela Internet, mas acho que vejo principalmente as novas saídas, as sinopses, o que se fala por aí sobre determinado livro. Cada pessoa tem os seus gostos e os meus são muito virados para o fantástico (ter só um género pode não ser o que a maioria das pessoas admitem como as suas escolhas, eu pessoalmente tenho um só género, onde vario o autor e, muito raramente, aventuro-me para fora desse género, e leio outras coisas). As opiniões e as críticas ajudam, claro. Mas não são mote para novas compras. Não é por haver algumas pessoas que consideram um livro uma obra prima que eu vou considerá-lo uma obra prima. Veja-se como exemplo o cinema: normalmente são os filmes que têm as piores cotações dos críticos os que eu mais gosto.
Sou bicho de hábitos...


NOTA: há já algum tempo que queria dar uns passos por este mundo do BTT. porque não agora? fica aqui o link para esta página, se alguém quiser dar uma vista de olhos.. Booking Through Thursday

domingo, 5 de junho de 2011

nota mental...

Janeiro - Mainz, Alemanha
Fevereiro - Londres, Reino Unido
Março - Estrasburgo, França
Abril - ...
Maio - Florença + Pisa, Itália
Junho - Amersterdão, Holanda + Mainz, Alemanha
Julho - Madeira, Portugal

depois vou ter de ir visitar pessoas, à República Checa (Praga), à Finlândia (Oulu), a Espanha (Barcelona e talvez Madrid)... e quero MUITO ir conhecer a Irlanda (Dublin). Até agora só falhei Abril (foi por um bom motivo...) mas como em Junho tenho duas viagens previstas e programadas (leia-se, bilhetes comprados) mesmo que tenha repetido Mainz, acaba por ir dar ao mesmo. E caso seja mesmo como está programado até ao fim do ano (com essa excepção) consigo realizar esse sonho (também conhecido como resolução de ano novo ou "uma das coisas para fazer antes de bater as botas") que é ir visitar um país por mês, durante um ano! mas teremos de ver com calma, porque ainda falta muito até ao final do ano.. torçam por mim, meus queridos três leitores, e não sejam invejosos ;) ehehe

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ainda da ucv

Esqueci-me deste ;)

Livro da Semana com António Gomes Martins

nunca mais é sábado...

dia cansativo hoje..

A alegria nas organizações


Fotos do jardim infantil

quarta-feira, 1 de junho de 2011

no one can tell

Hoje é dia da criança. para mim é mais o dia do cansaço. até é parecido e tudo.. :/


Sebastién Tellier - La Ritournelle