domingo, 31 de julho de 2011

BTT - repetições


What’s the first book that you ever read more than once? (I’m assuming there’s at least one.)
What book have you read the most times? And–how many?


Não me recordo bem qual foi o primeiro livro que li repetido. Muito provavelmente foi A Aparição, de Virgílio Ferreira. Por ser leitura obrigatória de Português, lembro-me que o li antes de começarmos a estudá-lo, e depois, porque tinha de ser, li-o novamente, durante as aulas. Não se pode dizer que tenha sido uma leitura por prazer, mas foi repetida sem dúvida. Como este estão também Os Maias, de Eça de Queiróz, e até mesmo Os Lusíadas, de Camões, Felizmente há Luar, de Sttau Monteiro... Acho que praticamente todos os livros que eram leitura obrigatória nas aulas, foram leituras repetidas por mim.

Quanto a leituras repetidas por gosto... O Silmarillion, de Tolkien, lembro-me de o reler uma vez antes de ler Os Filhos de Húrin, quando este saiu em português. Pegando nisso, reli todos os três livros de O Senhor dos Anéis, numa altura em que queria recordar a história. Reli Os Olhos de Ana Marta, de Alice Vieira (dos primeiros livros que peguei), e lembro-me de não perceber o que foi que me fez gostar tanto desse livro a primeira vez. Reli A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez, vezes e vezes sem conta. E, de cada vez, era como se me revisse numa altura diferente da vida.

Mas à medida que a biblioteca vai crescendo, dou-me conta que são cada vez menos as vezes que pego um livro para reler. São tantos ainda por ler, que deixa de fazer sentido pegar num que já foi lido antes. Em jeito de releitura, acho que tenho preferido ver os filmes adaptados, por exemplo.

Mais BTT aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário