segunda-feira, 26 de julho de 2010

O Livro das Coisas Perdidas, de John Connolly

Com o meu #10 Canto dos Livros, estreio-me numa outra coisa.. A opinião de um livro lido. Normalmente não tenho grande vontade de discutir opiniões de livros que li, porque me é difícil dizer afinal o que gostei e o que não gostei. Mas é uma experiência. Vamos ver como corre.

Sinopse:
"Quando David, um menino de doze anos, se refugia do seu sofrimento nos mitos e contos de fadas de que a sua mãe, agora morta, tanto gostava, percebe que o mundo real e a fantasia se confundem. É então que começam a acontecer coisas más. E chega o Corcunda. David é violentamente impelido para uma terra habitada por heróis, lobos e monstros, cujo rei guarda os seus segredos num livro lendário... O Livro das Coisas Perdidas!" (www.bertrand.pt)

Opinião:
Há alturas em que uma pessoa pega num livro, não por conhecer o autor, ou ter lido boas críticas. Há alturas em que o livro em si chama. Esta foi uma dessas alturas. Apaixonei-me pela capa deste livro desde a primeira vez que a vi. E pelo título. Não fazia ideia do que tratava, que género de livro era. Mas soube, desde logo, que tinha de o ler.
Ao início foi difícil, demasiado difícil deixar que a história me prendesse. Não é um daqueles livros que nos agarram logo de início. Mas à medida que as páginas passavam, fui dando conta que já não conseguia parar. E só fui capaz de respirar outra vez quando terminei.
A história conta, de uma maneira simples, muitas outras estórias de outros imaginários. Em plena guerra mundial, é na cabeça de David que estão os medos, orgulhos, ambições, de todos os adultos que ainda não cresceram. E é na personificação do Corcunda que vemos reflectidos todos os males e promessas quebradas. Tudo para fazer novas histórias.
Não é uma obra-prima, mas é sem dúvida um óptimo livro para as férias.

7/10



-//-

Já lido:
O Livro das Coisas Perdidas - John Connolly

A Ler:
A Espada de Avalon - Marion Zimmer Bradley

Para Ler Depois:
A Demanda do Visionário - Robin Hobb

Sem comentários:

Enviar um comentário