sábado, 31 de dezembro de 2011

para o novo ano II

Cumpri o objectivo de ler 50 livros num ano. Aumentei para 60 e cumpri esse também. Entretanto aumentei de novo o desafio, para 65 livros num ano. Desafio que implicava ler cinco livros em mais ou menos cinco dias. Um pouco impossível, mas tentado. Ainda faltam umas horas para acabar o ano e tenho um bom número de 63 livros lidos em 2011.

Descobri que a melhor altura para ler é em viagem. E o facto de ter viajado bastante este ano ajudou para isso. Muitas viagens de comboio, metro, avião, autocarro. Foi bom por isso. Ao mesmo tempo, o facto de agora ter um carro fez com que houvesse menos viagens das periódicas, Coimbra-Leiria, o que implica menos viagem de autocarro, menos tempo para ler... Uma coisa acabou por compensar a outra.

Não consegui cumprir o objectivo de viajar uma vez por mês para um país diferente. Fiquei perto, muito perto, é verdade. Mas já para o final do ano, o trabalho, o dinheiro, o tempo, acabou por não haver oportunidade para cumprir. mas as viagens feitas foram todas boas, e isso fica para sempre.

Em Janeiro fui a Mainz, na Alemanha, por causa do MEU 2011, uma preparatory meeting para reencontrar velhos amigos.
em Fevereiro fui a Londres, em Inglaterra, uma viagem que já era há muito muito tempo também ela um ponto na bucketlist, apesar da chuva, foram fenomenais,
em Março foi altura de voltar a Estrasbugro, França, para uma semana de simulação europeia, uma versão diferente do ano passado, na organização, mas fantástica de todas as formas.
Abril foi o primeiro mês sem viagem, compensada em Junho, com duas viagens: o regresso a Mainz para mais uma preparatory meeting do MEU 2012. E foi mês de ir a Amesterdão, na Holanda, com os pais, outra must-do de há muito.
Maio regressei a Itália, a Florença e a Pisa, para ver malta que andava por lá, a estudar ou trabalhar.
Em Julho mais uma viagem com os pais, desta vez para a Madeira. Sei que é Portugal na mesma, mas conta de maneira diferente, porque é uma parte de Portugal que não é normal ir.
Em Agosto foi o regresso a casa, a Madrid. Uma semana de férias que foi totalmente aproveitada no calor demoníaco de Espanha nesta altura.
Finalmente houve Praga, na República Checa, em Novembro. A última viagem do ano. Assim, em Setembro não houve viagem nenhuma, nem em Outubro. Dezembro também foi um mês em branco. Em doze, houve nove viagens para fora, ficaram assim três meses de fora... não deixa de ser uma proeza, eu acho... ;)

para o novo ano I

"Isn't it nice to think that tomorrow is a new day (YEAR) with no mistakes in it yet?"
L.M.Montgomery

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

SPARDA

Gentes de Coimbra

No âmbito do projeto SPARDA (Shaping perceptions and attitudes to realise the diversity advantage) promovido pela Câmara Municipal de Coimbra em conjunto com o Conselho da Europa, surge uma campanha com o intuito de minimizar o impacto negativo da migração e salientar os benefícios da diversidade cultural. A UCV foi convidada a realizar um documentário que foca as gentes de Coimbra e a diversidade na cidade do mondego. O documentário foi apresentado na sessão pública de 20 de dezembro, na Casa da Escrita.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Newsletter de Dezembro

Newsletter UC - 55 anos a (en)cantar Coimbra


Seabra Santos com retrato na galeria de reitores da UC

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

unreasonably

i bom era se fosse para festa, mas nem isso... bota estatística..

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

esqueci-me deste

para ler em janeiro =D

BTT - Prendas


Any books you’re hoping to get for the holidays this year?
How about giving? Are you giving any good ones?



Melhor do que dizer que livros gostaria de receber, nada melhor que os livros que efectivamente recebi... não são todos os que se encontram na Wish List (nem de perto) mas são alguns que me vão dando gozo ler. E época de Natal, com ou sem trabalho, é sempre uma boa época para leituras...

E os que recebi foram:

Os Jogos da Fome, livro 01, de Suzanne Collins
Em Chamas, livro 02, de Suzanne Collins
A Revolta, livro 03, de Suzanne Collins
Herança, de Christopher Paolini
Antes Bruxa que Morta, de Kim Harrison
Cruz de Ossos, de Patricia Briggs
Deuses Americanos, de Neil Gaiman
O Pacto da Meia-noite, de David Whitley
A Magia do Vento, de Christine Feehan




sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

my kind of x-mas tree


só um pensamento que me ocorreu...

A Vida de Pi voltou para a minha alçada. Significa que está para breve terminar esse livro... ;)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

mais uma semana..... mais uma viagem

Arsélio Pato de Carvalho homenageado no CNC


Alunos alertam para os malefícios do álcool

domingo, 18 de dezembro de 2011

bolos =D


Apetecia-me fazer bolos, juntámos o útil ao agradável i fizemos bolos. Logo dois de uma vez, com chá. Um bocadinho de ambiente de feliz natal e voilá.

hoje apetece-me

fazer bolos.

sábado, 17 de dezembro de 2011

i esta ein?

Parece que não se faz mais nada por aqui... mas dois dias depois de publicada a reportagem sobre a Biblioteca Joanina, já ultrapassa as 3900 visualizações e tem mais de 2400 partilhas no facebook... i esta ein?

Joanina é a mais bela do mundo


UCV de Novo - 15.12.11

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

BTT - Personagem ou Enredo?

What’s more important to you? Real, three-dimensional, fleshed-out fascinating characters? Or an amazing, page-turning plot?
(Yes, I know, they are both important. But if you had to pick one as being more important than the other?


Acho que um não pode viver sem o outro. O que seria do enredo de O Hobbit sem Bilbo? O que seria da trilogia de SevenWaters, sem Sorcha, por exemplo, transversal a toda a história? Sem dúvida que um bom livro é feito de ambos. E nenhum vive sem o outro.
Mas para sermos justos e escolhermos apenas uma característica... eu acho que escolho a personagem como mais importante. Mesmo que a história seja a mesma vinte vezes seguida, se o personagem conseguir segurar-me, seja pela sua diversidade, seja pela profundidade, sei lá... acho que acabamos por conseguir gostar do enredo. Talvez sim, escolha a personagem como mais importante.... boh

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

isto

e se eu disser que começo a ficar um bocado farta disto?

"Mulher: a cor do mundo" na UC


UCV de Novo - 13.12.11

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

the words will flow

"I thought that maybe one day we could make this home"

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

non stop

Um novo Ensino a Distância


Pergunta com Respostas - Sabe quem é a Padroeira da UC?

domingo, 11 de dezembro de 2011

Think Different

22 anos depois


em 1981



e em 2009



pouco mudou para além da qualidade da imagem e dos anos que passaram por eles. E, pela reacção do público (nas mesmas alturas praticamente em ambos os vídeos!), hope is restored for this planet...

sábado, 10 de dezembro de 2011

fotos do baú

estive a ver fotos antigas no facebook...
tenho saudades de mim antigamente. quando era mais feliz.

BTT - Mistério ou História de Amor?

All things being equal, which would you prefer–a mystery? Or a love story?


mmmm... acho que preferiria sempre um livro fantástico ;) ehehe. Mas pronto, entre estas duas opções, acho que preferia um thriller literário. Histórias de amor são boas também, para descomprimir, para aligeirar, para distrair. Mas para ler no verdadeiro sentido da palavra, acho que um mistério.

meias

em vez de amigos gostava de ter meias.
essas das que se compram em qualquer lado. e se podem jogar fora quando estão rotas ou estragadas. daquelas em que podes escolher as que te ficam melhor, em que podes escolher a qualidade, o feitio, o desenho. daquelas que se escolhem a gosto, consoante a roupa que vestimos ou a disposição que temos.
se tivesse meias em vez de amigos, era bem mais feliz.


"não vale a pena pois não?
...não
foi o que eu pensei."

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

BTT - Leitura temperamental

Do you find that your mood affects the things you read? Like, if you’re in a bad mood, do you tend to indulge in reading that will support it or do you try to read things that will cheer you up? Do you pick different types of books on dreary, rainy days than you do on bright sunny ones?
For that matter, does your mood color what you’re reading, so that a funny book isn’t so funny or a serious one not so deep?


Acho que a forma como nos sentimos afecta sempre a forma como lemos. Mais do que aquilo que lemos. Como tenho vindo a repetir várias vezes, o meu género de livros é sempre o mesmo (ou a grande maioria das vezes), por isso não é grande a variação, independentemente do meu humor. Aliás, acho mesmo que se estiver de mau humor, prefiro não ler.
Quanto à segunda pergunta... é provável que isso aconteça sim. Isto é, um livro divertido pode não ser para mim tão divertido assim, se estiver com um humor menos bom. Mas não costumo reparar nisso. Mais do que o meu humor, acho que é o cansaço que determina a forma como vejo os livros. Demoro mil vezes mais a gostar de um livro se o começar a ler cansada. E ele nunca fica n'"os meus favoritos".

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

desabafo

tenho de ir cortar o cabelo... em breve.
a grande questão é: mantenho o castanho ou passo já para o preto?

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Alive'12

pois, dizia eu aqui há uns tempos que tão depressa não me apanhavam outra vez no Alive... pois, mas parece que vou ter de calar-me quietinha... Radiohead? Florence + The Machine? Metronomy? até tenho medo dos próximos a serem anunciados...
portanto... o que isto significa é que: prenda de natal para mim própria em 2011 - Passe 3 dias para o Optimus Alive 2012. E acrescento: talvez até seja o pack da FNAC, pode ser que me calhe o bilhete dourado...

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

trabalho

Empreender e Inovar


UCV de Novo - 05.12.12

sábado, 3 de dezembro de 2011

while trying to work


Collin McLoughlin - Chasing Dreams

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

UCV - updates

Livro da Semana com Adriana Bebiano


O meu e o teu espaço, no DEI


Newsletter da UC - Um ano de UCV


Eleições da AAC - Vai votar?


A Académica vai a votos


UCV de Novo - 28.11.11


7 paixões ao piano


Livro da Semana com Rita Marnoto


todos os que faltavam desde as eleições... desde a primeira volta das eleições. ;)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dezembro

Começa hoje, mais um mês que é sempre o último.
Começa hoje.... e é feriado.

Linkin Park - My December


E pela recordação de ver de novo o Final Fantasy Advent Children, deu-me vontade de jogar de novo o FFVII. Deu-me vontade de rever toda essa história outra vez. Como diz o outro... os senhores da Square Enix fizeram uma melhor história de amor em 2 FMV que a outra do Twilight em quatro livros.