sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Opinião: O Leão Escarlate, de Elizabeth Chadwick

Chancela: Chá das Cinco / 2009
ISBN: 9789898032478
Formato: Capa mole
Dimensões: 16 x 23
Núm. páginas: 448
Géneros: Romance Histórico, Literatura Romântica


Sinopse:
"A coragem e lealdade de William Marshal como cavaleiro ao serviço da casa real inglesa foram recompensadas com a sua união a Isabelle de Clare, uma rica herdeira de propriedades na Inglaterra, Normandia e Irlanda. Mas a segurança e felicidade do casal são destruídas quando o rei Ricardo morre e é sucedido pelo irmão João, que toma os filhos de Marshal como reféns e apropria-se das suas terras. O conflito entre os que permanecem leais e os que se irão revoltar contra as injustiças ameaça destruir o casamento de William e Isabelle e arruinar as suas vidas. William terá que optar por um caminho desesperado que o poderá levar à governação do reino. E Isabelle, receando pelo homem que é a luz da sua vida, terá que se preparar para enfrentar o que o futuro lhes reserva."


Opinião:

Ora então, Elizabeth Chadwick. Não conhecia e nunca teria comprado não fosse a promoção da Saída de Emergência. Não é por não gostar da autora, é mais porque foge (e muito) ao género a que estou habituada, o fantástico, que é o que leio e gosto. Mas aproveitei a promoção, e ainda bem. O Leão Escarlate surpreendeu-me pela positiva.

Demorou algum tempo a prender-me, é certo. Mas também já me aconteceu isso antes a livros que acabei por gostar muito. Talvez por isso mesmo tivesse demorado mais a terminá-lo, porque estava a prolongar a história. A verdade é que, de uma maneira ou de outra, acabou por me prender. E acabou por me fazer rir, e fez-me ficar perto das lágrimas. Torci pelo herói, o próprio William Marshal, que curiosamente descobri depois ser uma personagem histórica real. Andei a desafiar as paredes, imaginando que eram um dos seus (muitos) antagonistas, fosse o rei João, fosse outro qualquer. A história, como li nalgum lado, "é cativante". E foi-o de facto. Não costumo gostar de descrições exaustivas, mas estas foram fáceis, simples. Consegui imaginar as personagens, os lugares, os acontecimentos. Ajuda que não conheça bem a história inglesa, mas fiquei a querer saber mais, bem para além dos Tudors, que, como quase toda a gente, também vi um pouco. Apeteceu-me comprar mais livros da autora, pesquisar mais coisas sobre esta época... 
E não é por tudo isto que um livro é considerado bom? E O Leão Escarlate é, sem dúvida, bom.
8/10

Sem comentários:

Enviar um comentário